quarta-feira, 19 de outubro de 2011

WTF?


Por mais que saiba que todos os dias em que resolvo parar para ver as notícias o que vou ver corresponde quase na totalidade a desgraças e notícias sobre a crise financeira, eu paro. E depois aparecem-me notícias como esta ... é impossível ficar imperturbável a esta notícia. Um criança chinesa que é atropelada por duas vezes e das duas vezes ninguém lhe presta o devido auxílio, e como se não bastasse, quem passa por ela fica indiferente.

Eu que sei que não tenho o direito de apontar o dedo a ninguém, porque também não sou perfeita e muito menos avaliadora de carácter, não consigo não apontar o dedo a estas pessoas. Sei perfeitamente que nunca (felizmente) estive numa situação como estas, mas como é que é possível que haja pessoas que já não estão nem aí para o sofrimento alheio? Que pessoas são estas? Que corações são estes? 
Arrepia-me só a hipótese de que algum dia também eu não queira saber dos outros e que esteja tão embrenhada na minha própria vida que me torne indiferente. Que toda a ambição que cada vez mais é exigida por um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, me torne uma pessoa egoísta e individualista. Espero que esse dia nunca chegue e se chegar, que eu  tenha a grandeza de lhe dizer não.
Por outro lado, também me arrepia, a generalização que se faz. "Ah e tal é a sociedade em que estamos e aquela que temos" ... Balelas, nem toda a gente é assim. Nem toda a gente deixa que a ambição sem medida se sobreponha ao carácter e aos valores que tem. Aliás, eu conheço mais gente assim do que o oposto. Mas lá está, deve ser mais tranquilizante culpar-se a sociedade em geral por falhas destas. Porque ter a culpa sozinho há-de ser cá uma m****! E mais não digo, porque em boca fechada não entra mosca nem sai asneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário